[Resenha] Boardwalk Empire 1ª Temporada

Boardwalk Empire

Boardwalk Empire é, se não a melhor, uma das melhores séries que já vi. Se passando na cidade de Atlantic City, na costa dos Estados Unidos, a série se desenrola durante o período da Lei Seca, durante os anos 1920-1930. A trama se foca na vida e ascenção de Enoch ”Nucky” Thompson, tesoureiro da cidade. Nucky, que é baseado no político Enoch L. Johnson, se aproveita da proibição das bebidas para contrabandear álcool para dentro dos Estados Unidos. Assim começa a empreitada de Nucky para se dar bem em meio à máfia e, ao mesmo tempo, manter a pose de político popular.

A série foi criada por Terence Winter, um dos escritores de The Sopranos (Família Soprano, no Brasil), outro seriado de muito sucesso. Como seria de se esperar, Boardwalk Empire é uma excelente série, do tipo que te faz pensar e ansiar pelo próximo episódio. A qualidade da série é ainda mais notável nos dias de hoje, em que a violência parece ser prioridade em muitas produções. A saga de Nucky Thompson impressiona por mesclar ação e violência dosada com um humor inteligente e temas reflexivos.

Agora, vamos ver porque Boardwalk Empire é minha série favorita, de modo imparcial:

História: 9.6/10; Combinando uma narrativa cativante com um ambiente favorável ao esperado da série, Boardwalk Empire provou que litros e litros de sangue não são necessários para se ganhar a atenção do público. A série faz também referências históricas, como o caso do mafioso Al Capone, que aparece frequentemente nos episódios.

Atuação: 9.7/10; O elenco é composto por atores incríveis, destacando-se Jack Huston pela interpretação de Richard Harrow, ex-combatente ferido na guerra, Michael Stuhlbarg no papel do antagonista mafioso Arnold Rothstein e, é claro, Steve Buscemi, interpretando Enoch Thompson.

Richard Harrow

Richard Harrow, desfigurado durante a guerra.

Direção Artística: 10/10; OK, chegamos ao ponto máximo da série. O figurino, as armas e a caracterização da época são excelentes. As cenas de ação também são muito bem feitas, com destaque para o sangue. Mas o auge de Boardwalk Empire está nos efeitos especiais. Todo o calçadão, ambiente onde se desenrolam muitas cenas da série, é totalmente feito em CG. Não entendeu? O céu, os carros, o mar, as lojas, vitrines, TUDO, é feito através de computação gráfica. É simplesmente incrível o trabalho empregado pelos designers e produtores, resultando em algo indiferenciável do real. Demorei a acreditar que eu não estava de fato observando o céu ou as ondas características do lugar. Dê uma olhada no vídeo abaixo, criado por aqueles que desenvolveram os efeitos especiais da série (Brainstorm Digital):

Trilha Sonora: 9.5/10; Excelente trilha sonora, com faixas musicais que resgatam o clima dos anos 20/30, fazendo com que o espectador fique imerso na época.

NOTA FINAL: 9.7/10 — Excelente

Não resta muito a se dizer. A primeira temporada de Boardwalk Empire foi simplesmente fantástica, e aguardo com ansiedade a próxima temporada, esperada para setembro deste ano.

Anúncios

Tags:

4 responses to “[Resenha] Boardwalk Empire 1ª Temporada”

  1. Ale says :

    Acho que Boardwalk Empire é, infelizmente, uma das séries mais subestimado de hoje. Muitas pessoas se recusam a vê-lo ou não, provavelmente pego pelo ritmo lento geralmente têm estações em primeiro lugar. Pessoalmente, penso que é precisamente o que o torna uma ótima série,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: